Política de avaliação de artigos

A revista recebe contribuições em fluxo contínuo. Para qualquer seção, somente serão aceitos manuscritos encaminhados pelo sistema de submissão eletrônica.

A avaliação dos manuscritos tem duas dimensões: uma administrativa e outra de editoração científica propriamente dita.

Na tramitação administrativa, o manuscrito submetido é verificado pela equipe editorial quanto ao atendimento às normas.

  • Em caso negativo, o material é devolvido para os autores para as adequações e a submissão não é completada.
  • Em caso afirmativo, o manuscrito passa para avaliação para os editores científicos, e inicia-se um processo de análise, para verificação se o manuscrito atende ao escopo da revista e aos requisitos de uma produção científica. Em caso negativo para um desses itens, o manuscrito é recusado sumariamente.

Editoração científica: Caso seja julgado em conformidade, os editores científicos delegam a avaliação do manuscrito por avaliadores ad hoc para emitirem parecer. A HERE adota o modelo de avaliação (blind peer review), que é constituído por dois ou mais árbitros designados para realizar a revisão do manuscrito com cegamento tanto dos autores em relação aos avaliadores quando dos avaliadores em relação aos autores.

O parecer com base na avaliação pode ser: 1- Aceito; 2- Correções menores; 3- Correções maiores; 4- Ressubmeter; 5- Rejeitado; e 6- Submeter a outra revista (não atende ao escopo). Os pareceres emitidos pelos avaliadores são apreciados pelos editores associados e pela Editora-Chefe, que envia o parecer aos autores. Os autores necessitam atender aos prazos dados pela revista, sob o risco de ter o seu manuscrito arquivado.

Integridade científica, retratação e correção

A HERE segue o Código de Conduta e Diretrizes de Melhores Práticas para Editores de Jornais e os fluxogramas do Committee on Publication Ethics (COPE) para tomar as devidas condutas editoriais nos casos de plágio, autoplágio, fabricação de dados, publicação redundante, com conflitos de interesse não divulgados e eventuais críticas pós-publicação que podem levar a correção ou retratação. Tais práticas podem ser identificados durante o processo de revisão ou mesmo após a publicação. Os autores devem atender às normas de boa conduta e integridade científica prevista nestas diretrizes e os avaliadores ad hoc são orientados a manterem-se atentos a possíveis más condutas dos autores.

A HERE exige o cumprimento das normas previstas nas resoluções do Conselho Nacional de Saúde (466/2012, 510/2016, 580/2018 e quaisquer outras que se apliquem) no tocante às pesquisas envolvendo seres humanos realizadas no Brasil. Nos casos de pesquisas envolvendo seres humanos realizadas em outros países, a HERE exige o cumprimento das normas previstas na Declaração de Helsinki ou equivalentes locais.

Conflitos de interesses

Todos os conflitos de interesses, caso existam, devem ser declarados na submissão do manuscrito e apresentados na página de título. Fontes potenciais de conflito de interesse incluem, mas não estão limitadas a: patentes, propriedade de ações de empresas envolvidas direta ou indiretamente na pesquisa, participação em um conselho de administração de uma empresa envolvida direta ou indiretamente na pesquisa, participação em um conselho consultivo ou comitê de uma empresa envolvida direta ou indiretamente na pesquisa e consultoria ou recebimento de honorários de palestrante de uma empresa envolvida direta ou indiretamente na pesquisa. A existência de conflitos de interesses não impede a publicação, desde que sejam devidamente declarados.

Translate »