Os manuscritos somente serão aceitos para avaliação, se estiverem rigorosamente de acordo com o modelo disponível nos Templates (declaração de responsabilidade, de conflito de interesse e de transferência de direitos autorais; página de título; e documento principal) e preparados segundo as instruções abaixo.
Página de título
A página de título deve conter as seguintes informações, conforme o template, que é de uso obrigatório:
Título do artigo: até 15 palavras no idioma do manuscrito. Não devem ser usadas abreviaturas no título e subtítulos. Recomenda-se que o título seja composto utilizando pelo menos 3 descritores.
Autoria: nome completo dos autores. A HERE segue os critérios de autoria do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE). Desse modo, autores devem atender os critérios abaixo:
- Contribuições substanciais na concepção do estudo E/OU na aquisição, análise e/ou interpretação dos dados do estudo; E
- Construção do manuscrito E/OU revisão crítica sobre conteúdo intelectual importante; E
- Aprovação final da versão que será publicada; E;
- Concordância em ser responsável por todos os aspectos do estudo, garantindo que questões relacionadas à precisão ou integridade de qualquer parte do trabalho sejam adequadamente investigadas e resolvidas.
Afiliação: deve, necessariamente, conter as seguintes informações: universidade (ou outra instituição, se houver), cidade, país e ORCID iD.
Contribuição dos autores: As iniciais dos autores devem ser inseridas em cada uma das etapas do estudo, conforme exemplificado abaixo:
Concepção do estudo: ABC, CBA
Coleta de dados: ABC
Análise dos dados: ABC, CBA
Redação do manuscrito: ABC, CBA
Revisão crítica para conteúdo intelectual importante: ABC, CBA
Outros tipos de contribuição devem ser citados nos AGRADECIMENTOS (pessoas que contribuíram de algum modo, mas não se enquadram nos padrões de autoria) ou em FINANCIAMENTO (Informar a instituição de fomento, tipo de bolsa ou outro tipo de financiamento e, se existir, número de registro do fomento).
Autor correspondente: nome completo, endereço do e-mail e foto.
Documento Principal
O documento principal não deve ter identificação dos autores. Enviado em Arquivo do Microsoft Office Word (extensão de arquivo .doc ou .docx), com configuração obrigatória das páginas em papel A4 (210x297mm) e margens de 2 cm em todos os lados, fonte Arial tamanho 12, espaçamento de 1,5 pt entre linhas, parágrafos com recuo de 1,25 cm na primeira linha (conforme template).
Não devem ser usadas abreviaturas no título e subtítulos do manuscrito e no resumo. Para tabelas e figuras com abreviações, é obrigatório inserir em nota de rodapé da tabela ou figura. No texto, usar somente abreviações padronizadas. Na primeira citação, a abreviatura é apresentada entre parênteses após o termo por extenso.
O itálico será aplicado somente para destacar termos ou expressões relevantes para o objeto do estudo. Nas citações diretas de autores: Com até três linhas, usar aspas e inseri-las na sequência normal do texto; no caso de verbatins (fala de depoentes), destacá-las em novo parágrafo, sem aspas, fonte Arial tamanho 11, espaçamento simples entre as linhas e recuo de 3 cm da margem esquerda. Nas citações diretas de autores, com mais de três linhas, destacá-las em novo parágrafo, sem aspas, fonte Arial tamanho 11, espaçamento simples entre as linhas, sem itálico e recuo de 3 cm da margem esquerda.
As citações de autores no texto devem ser numeradas de forma consecutiva, na ordem em que forem mencionadas pela primeira vez no texto, conforme o estilo “Vancouver”. Devem ser utilizados números arábicos, entre parênteses e sobrescritos, sem espaço entre o número da citação e a palavra anterior e antecedendo à pontuação da frase ou parágrafo [Exemplo: cuidado(5).]; Quando se tratar de citações sequenciais, os números serão separados por um traço, demonstrando ser um intervalo numérico [Exemplo: cuidado(1-2).]; Quando intercaladas, separados por vírgula [Exemplo: cuidado(1,3,5).]; quando forem citações diretas, incluir o número da página citada Exemplo: cuidado(1:26).].
As notas de rodapé deverão ser restritas ao máximo de cinco. Apêndices e anexos serão desconsiderados.
Tabelas, quadros e figuras, como fotografias, desenhos, gráficos, entre outros, devem ser apresentadas no corpo do manuscrito e ser numeradas, consecutivamente, com algarismos arábicos, na ordem em que forem inseridas no texto, não podendo ultrapassar o número de cinco. As ilustrações devem ser enviadas em seus arquivos editáveis originais dos programas de origem, ou exportados vetorizados nos formatos EPS ou PDF. Tabelas, quadros e figuras devem ter, obrigatoriamente, título. Para figuras, o título deve ser localizado abaixo da figura, enquanto para tabelas e quadros o título deve ser localizado acima da tabela ou quadro. As tabelas e os quadros devem ser padronizados conforme recomendações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
As ilustrações (figuras, fotografias ou imagens) das categorias In memoriam e Biografia devem ter alta resolução que permita a sua publicação em tamanho que ocupe um quarto de uma página de tamanho A4.
- Título: tal como apresentado na página de título.
- Resumo: limitado a 150 palavras no idioma vernáculo do manuscrito. Deverá estar estruturado em Objetivo(s), Método, Resultados e Conclusões ou Considerações Finais. Nas categorias In memoriam, Resenha e Fontes/Documentos históricos, o resumo deve ser limitado a 100 palavras e não estruturado.
- Descritores: devem ser inseridos logo abaixo do resumo. Incluir no mínimo cinco e no máximo de oito descritores nos três idiomas (português, inglês e espanhol). Descritores devem ser extraídos do DeCS (para os resumos em português e espanhol) e do MeSH (para o resumo em inglês).
- Referências: A lista de referências deve ser construída segundo as normas do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE).
Seguem abaixo alguns exemplos de referências, adaptadas para a Here:
Artigos com o identificador DOI:
Carvalho BJ, Padilha IM, Borenstein SM, Carlos DJD. O Cotidiano dos estudantes de um Curso de Graduação em Enfermagem (1969-1975). Hist Enferm Rev Eletrônica. 2021;12(1):21-30. https://doi.org/10.51234/here.21.v12n1.a2
Artigos Eletrônicos (sem doi):
Santos FBO, Carregal FAS, Schreck RSC, Marques RC, Peres MAA. Padrão Anna Nery e perfis profissionais de enfermagem possíveis para enfermeiras e enfermeiros no Brasil. Hist Enferm Rev Eletronica. 2020 [cited 2020 Aug 12];11(1):10-21. Available from: https://here.abennacional.org.br/here/v11/n1/a1.pdf
Artigos em idioma diferente do título:
Silva CPG, Santos CF. [Nursing students in the student movement in the 1940s]. Hist Enferm Rev Eletrônica. 2021;12(2):xx-xx. https://doi.org/10.51234/here.21.v12n2.a2 Portuguese
Artigo científico com até 6 autores:
Petitti DB, Crooks VC, Buckwalter JG, Chiu V. Blood pressure levels before dementia. Arch Neurol. 2005;62(1):112-6. https://doi.org/10.1001/archneur.62.1.112
Artigo científico com mais de 6 autores:
Hallal AH, Amortegui JD, Jeroukhimov IM, Casillas J, Schulman CI, Manning RJ, et al. Magnetic resonance cholangiopancreatography accurately detects common bile duct stones in resolving gallstone pancreatitis. J Am Coll Surg. 2005;200(6):869-75. https://doi.org/10.1016/j.jamcollsurg.2005.02.028
Livro
Jenkins PF. Making sense of the chest x-ray: a hands-on guide. New York: Oxford University Press; 2005. 194 p.
Livro na Internet
Higgins JP, Green S, editors. Cochrane handbook for systematic reviews of interventions [Internet].Version 4.2.6.Chichester (UK): John Wiley & Sons, Ltd.; 2006 [cited 2018 Oct 15]. 257 p. Available from: http://www.cochrane.org/resources/handbook/handbook.pdf
Artigo científico com errata:
Scuderi A, Letsou A. Amnioserosa is required for dorsal closure in Drosophila. Dev Dyn. 2005 Mar;232(3):791-800. https://doi.org/10.1002/dvdy.20306 Erratum in: Dev Dyn. 2005 May;233(1):249.
Livro com até 3 autores:
Jenkins PF. Making sense of the chest x-ray: a hands-on guide. New York: Oxford University Press; 2005. 194 p.
Livro com mais de 3 autores:
Wenger NK, Sivarajan Froelicher E, Smith LK, et al. Cardiac rehabilitation. Rockville (MD): Agency for Health Care Policy and Research (US); 1995. 202 p.
Tese de doutorado:
Jones DL. The role of physical activity on the need for revision total knee arthroplasty in individuals with osteoarthritis of the knee [Tese]. [Pittsburgh (PA)]: University of Pittsburgh; 2001. 436 p.
Dissertação de mestrado:
Roguskie JM. The role of Pseudomonas aeruginosa 1244 pilin glycan in virulence [master’s thesis]. [Pittsburgh (PA)]: Duquesne University; 2005. 111 p.
Artigo de jornal de notícias:
Gaul G. When geography influences treatment options. Washington Post (Maryland Ed.). 2005 Jul 24;Sect. A:12 (col. 1).
Artigo de jornal de notícias com organização como autor:
Associated Press. Mumps outbreak spreading in Midwest. Richmond Times-Dispatch. 2006 Apr 20;Sect. A:3 (col. 1).
Publicações Oficiais:
Ministerio da Saude (BR). Conselho Nacional de Saude. Resolucao no 573 de 31 de janeiro de 2018. Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduacao em enfermagem [Internet]. 2018[cited 2020 Jan 12]. Available from: em: http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/48743098/do1-2018-11-06-resolucao-n-573-de-31-de
Instruções gerais sobre cada categoria de manuscrito
Artigo original: O conteúdo deve ser apresentado de forma a contemplar as seções de Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Conclusões ou Considerações finais, Referências. A introdução deve ser breve, evidenciar o tema de estudo, os principais conceitos envolvidos, as lacunas do conhecimento, definir claramente o problema a ser estudado e sua implicação para o avanço na área de História da Enfermagem, Saúde e Educação, além do objetivo do estudo. Os métodos empregados deverão conter: Tipo do estudo; Fontes/documentos históricos e critérios aplicados para sua seleção; Delimitações (temporal; institucional/espacial e; geográfica pertinente); Organização e procedimento de coleta e análise das fontes/documentos históricos e; Aspectos éticos e legais para execução da pesquisa, informando: aspectos éticos exigidos na condução da pesquisa de acordo com o tipo de fonte consultada, aprovação da pesquisa em CEP sem identificação do protocolo no manuscrito. As pesquisas envolvendo seres humanos e acervos particulares devem apresentar aprovação de Comitê de Ética em Pesquisa no processo de submissão do manuscrito. Os resultados devem ser descritos em sequência lógica, em quadros, tabelas, figuras (se houver). A discussão deve conter comparação dos resultados com a literatura, a interpretação dos autores e as implicações dos achados. Desdobramentos da discussão obrigatórios: limitações da pesquisa e as contribuições para História da Enfermagem, Saúde e Educação direcionadas aos preenchimentos de lacunas e/ou delimitações de estudos anteriores, fazendo com que o leitor identifique de forma clara e objetiva o avanço no campo proposto. Serão aceitos resultados e discussão integrados em estudos que envolvam exclusivamente pesquisa com fontes documentais. As considerações finais devem conter as ideias principais apontadas na investigação sem a repetição do que já foi dito, sugerindo ou não novas janelas investigativas e articulação com o tempo presente como aspecto reflexivo. Este item não contém referências.
Revisão de literatura: (Revisões Integrativas, Sistemática, de Escopo, e excepcionalmente narrativa). A introdução deve evidenciar o “estado da arte” do tema e as lacunas do conhecimento, apresentando claramente o problema a ser estudado e a importância da pesquisa. Na seção Métodos deve ser incluída o tipo de revisão, o referencial metodológico, além da descrição as estratégias utilizadas para localizar, selecionar, extrair e sintetizar os dados. Deve ainda constar o fluxograma de busca, seleção, exclusões e inclusões. Na seção Resultados deve ser apresentado um quadro com as referências incluídas no processo de revisão. Na discussão devem ser apontadas a análise crítica e a síntese do conhecimento produzido, além da contribuição e implicações do estudo. Na conclusão deve ser apresentada a resposta aos objetivos propostos.
Biografia: O nome do biografado deve estar contido no título; uma figura (imagem) do biografado deve ser enviada e seguir as normas de figuras e tabelas. O corpo do manuscrito deve apresentar os seguintes subtítulos na apresentação dos resultados: 1) Dados pessoais: filiação, data de nascimento e falecimento, quando for o caso, nacionalidade, naturalidade; 2) Dados sobre a trajetória da formação e instituição; 3) Cargos/funções ocupados; 4) Realizações mais importantes nas instituições; 5) Contexto geral ou específico das circunstâncias.
Debate historiográfico: O título, resumos e referências seguem as diretrizes estruturais do artigo original. O conteúdo deve ser apresentado de forma a contemplar as seções de Introdução, Métodos, Resultados/Discussão, Conclusões ou Considerações finais. A introdução deve apresentar claramente o problema a ser estudado e a importância da pesquisa através da apresentação do “estado da arte” sobre o tema e as lacunas do conhecimento acerca deste. Na seção Métodos deve ser incluída as etapas para se estabelecer o debate historiográfico, a saber: Delimitação do tema no debate. Os resultados/discussão devem ser descritos em sequência lógica, comparando os resultados entre as literaturas consultadas, a interpretação dos autores e as implicações dos achados, caracterizando o debate histórico do tema proposto. Conclusões/Considerações finais, contendo as ideias principais apontadas na investigação sem a repetição do que já foi dito, sugerindo ou não a buscar outros documentos históricos/fontes para novas versões e intepretações.
Ensaio analítico: O título, resumos e referências seguem as diretrizes estruturais do artigo original, assim como a sequência do conteúdo. A introdução deve ser breve, evidenciar a experimentação do estudo, os principais conceitos envolvidos, o estado da arte, as lacunas do conhecimento e sua implicação para o avanço na área de História da Enfermagem, Saúde e Educação. Os métodos deverão conter: Síntese da experiência – como ela ocorreu com o respectivo referencial; Instrumento/matriz de análise – descrevê-la, bem como ocorre o seu preenchimento; Fontes/documentos históricos utilizados na experimentação e critérios aplicados; Localização das fontes/documentos históricos; Organização e procedimento de análise; e Aspectos éticos e legais da experiência. Os resultados devem ser descritos em sequência lógica, em quadros/tabelas/fluxos/figuras oriundas da experiência (se houver). A discussão deve conter comparação dos resultados com outros instrumentos/matrizes de análise em literatura, a interpretação dos autores e as implicações dos achados. Itens obrigatórios: limitações da pesquisa e as contribuições para História da Enfermagem, Saúde e Educação direcionadas aos preenchimentos de lacunas e/ou delimitações de estudos anteriores, fazendo com que o leitor identifique de forma clara e objetiva o avanço no campo proposto. Conclusões/Considerações finais.
Ensaio histórico reflexivo: O título, resumo e as referências seguem as diretrizes do artigo original. O conteúdo deverá conter: 1) Contexto histórico com delimitação temática, temporal, geográfica justificadas; 2) Reflexão – destina-se a temática com os argumentos para serem desdobrados na discussão; 3) Discussão – apresentar elementos argumentativos que visem avançar em outros estudos, desde que seja de interesse para o escopo do periódico; e 4) Considerações finais.
Fontes/documentos históricos: Diretrizes para apresentação das fontes/documentos: o manuscrito deve apresentar os subitens: 1) Título da fonte/documento histórico: deve ser unitário ou em conjunto/coleção, neste caso adotar o mesmo nome. 2) Apresentação: apresentação geral da fonte/documento histórico com os seguintes dados: nome do documento, tipo de documento, datação, localização do documento (nome do acervo – institucional ou pessoal), autoria ou créditos, quantidade (páginas/laudas, fotografia, objeto…), dimensões da fonte, condição do documento; 3) Imagem da Fonte/documento histórico, quando for cabível. Máximo de duas (2) imagens; 4) Descrição da fonte/documento histórico; e 5) Impacto/efeito da fonte/documento histórico para época de sua datação. Conclusão.
Relato de experiência: Deve ter aderência à historicidade do tema. O conteúdo apresentar: Introdução, método/Relato da experiência, Resultados/discussão, Considerações finais. A introdução deve ser breve, evidenciar a ocorrência experimentada e definir claramente a situação. Método/Relato da experiência – descrever a experiência vivenciada de forma lógica, coerente, concisa e coesa. Caso a experiência implique em participação de pessoas, será necessário apresentar a aprovação do Comitê de Ética/ CONEP. Resultados/discussão – Caberá apresentação de quadros/tabelas/fluxos/ figuras oriundas da experiência. A discussão deverá trazer, preferencialmente, outros relatos de experiências passíveis de comparação, uso e aplicação de instrumentos de pesquisa, aplicações equivocadas no emprego dos aspectos éticos e legais em torno da investigação, dentre outros. Incluir neste subtítulo as limitações da experiência e as contribuições para História da Enfermagem, Saúde e Educação. Considerações finais.
Resenha: Os seguintes itens devem ser apresentados no corpo da resenha: 1) Título e dados bibliográficos da obra; 2) Descrição da obra em termos de estrutura, organização; expertise dos autores, número de páginas, figuras; 3) Apresentação do autor(es) resenhado(s), suas obras, atuações políticas, sociais, culturais, institucionais; 4) Apresentação da obra descrevendo seu tema central e contexto; 5) Parecer do resenhista apresentando seus comentários argumentativos e/ou comparações, com a(s) respectiva(s) referência(s); 6.Recomendação do resenhista acerca do público-alvo a que se destinaria a obra, utilizando argumentos sociais, culturais, pedagógicos, categorias profissionais.
In memoriam: O nome da personalidade falecida deve estar contido no título; uma figura (imagem) deve ser enviada e seguir as normas de figuras e tabelas; dever ser apresentado: dados pessoais: filiação, data de nascimento e falecimento, nacionalidade, naturalidade; dados sobre a trajetória da formação e instituição(ões) em que atuou; além de cargos/funções ocupados.
Carta ao editor: Para esta categoria, não é necessário resumo e nem estruturação em tópicos de introdução, métodos. As cartas devem ter ênfase ao que se deseja questionar e discutir de forma coesa e clara de artigos, exclusivamente publicados na HERE.
Resposta do autor: Devem ser objetivamente aos itens discutidos.