Categoria de Manuscritos

Artigo original: Pesquisas originais e inéditas, desenvolvidas por meio da aplicação de métodos científicos de investigação com ênfase na abordagem histórica. Esta categoria limita-se a 20 páginas (excluindo o resumo, descritores, quadros, figuras e referências) e até o máximo de 06 autores. Casos excepcionais de maior número de autores em estudos multicêntricos, poderão ser aprovados. Seguir as recomendações de eventuais diretrizes de relatório da Enhancing the QUAlity and Transparency Of health Research (EQUATOR) Network que sejam aplicáveis é obrigatório. Deve ter no máximo 50 referências.

Revisão de literatura: Serão aceitas Revisões Integrativas, Sistemática, de Escopo, e excepcionalmente narrativa. Compreende avaliação crítica e síntese da literatura sobre temas relevantes e relacionados ao escopo da revista. Sua extensão limita-se a 20 páginas (excluindo o resumo, descritores, quadros, figuras e referências) e até o máximo de 06 autores. Casos excepcionais em estudos multicêntricos, poderão ser aprovados. Seguir as recomendações de eventuais diretrizes de relatório da Enhancing the QUAlity and Transparency Of health Research (EQUATOR) Network que sejam aplicáveis é obrigatório. Não há número mínimo de referências nesta categoria de manuscrito.

Biografia: Destina-se a publicação de histórias de vida de pessoas vivas ou não. Trata-se de estudos biográficos de personalidades da enfermagem e da saúde que se destacam nos aspectos ético, legal, profissional ou social e que tenham contribuições relevantes para a História da Enfermagem, Saúde e Educação. Esta categoria limita-se a 05 páginas (incluindo as referências) e a três (3) autores, exceto se estiver na categoria de artigos originais.

Debate historiográfico: Temas com foco na História da Enfermagem, Saúde e Educação ou da atualidade propostos pelo editor ou por colaboradores e debatidos por especialistas, que expõem seus pontos de vista. Esta categoria limita-se a 15 páginas (incluindo as referências) e a três autores.

Ensaio analítico: Trata-se de experimentações nas aplicações de instrumentos de pesquisas/matrizes de análise que visem ensaiar novos olhares analíticos sobre as fontes/documentos históricos para o campo da história com contribuições com foco na História da Enfermagem, Saúde e Educação. O texto deve limitar-se a dez (10) referências. Esta categoria limita-se a 15 páginas (incluindo referências, se houver) e a dois (2) autores.

Ensaio histórico reflexivo: Visam contribuir para História da Enfermagem, Saúde e Educação. Esta categoria limita-se a 15 páginas (incluindo as referências), 15 referências e a seis (6) autores.

Fontes/documentos históricos: O espaço para publicação de fontes/documentos históricos – unitário ou em conjunto/coleção com contribuições para a área de História da Enfermagem, Saúde e Educação. Esta categoria limita-se a 15 páginas (incluindo referências) e a três (3) autores.

Fac-símile: O fac-símile é um espaço para socialização de fontes históricas que contribuíram e ainda contribuem para uma melhor compreensão de vários aspectos observados na nossa sociedade, com diferentes reflexos nos dias atuais. Composto de duas partes assim constituídas – a apresentação (01) e o fac-símile propriamente dito. Sua extensão limita-se a 15 páginas.

Relato de experiência: Trata-se de relatos ocorridos nos bastidores do desenvolvimento da investigação com foco na História da Enfermagem, Saúde e Educação. Esta categoria limita-se a 15 páginas (manuscrito completo) e até 6 autores.

Resenha: Espaço que visa despertar o leitor para uma determinada obra, por meio de uma análise crítica do conteúdo e contribuição do livro para a história da enfermagem e saúde. As resenhas devem ser feitas de obras com até 2 anos de publicação. Esta categoria limita-se a quatro (4) páginas e a dois (2) autores. Cabe destacar que nesta seção a escrita pode ser livre de referências, entretanto ao apresentá-la limita-se a cinco (5) referências.

In memoriam: Esta categoria destina a homenagear uma personalidade falecida, que tenha contribuído para na área de História da Enfermagem, Saúde e Educação no sentido de socializar com a comunidade acadêmica o rito de passagem. Esta categoria limita-se a no máximo três páginas e dois (2) autores.

Entrevista: Espaço destinado à entrevista de autoridades, especialistas ou pesquisadores, a convite do Conselho Diretor da HERE. Sua extensão limita-se a 05 páginas.

Carta ao editor: Esta categoria destina-se a correspondência dirigida ao editor sobre manuscrito publicado na Revista. Limita-se a 02 páginas (manuscrito completo).

Resposta do autor: Categoria que permite aos autores responderem a questionamentos da carta ao editor. As respostas devem ser limitadas a 300 palavras e podendo ser incluído até 3 referências. A autoria da resposta é exclusivamente para o autor principal.

Translate »