A HERE adota, para manuscritos aprovados, a avaliação duplo-cega (double-blind review) que é constituído por dois ou mais árbitros designados para realizar a revisão do manuscrito.
A avaliação dos manuscritos têm duas dimensões: uma administrativa e outra de editoração científica propriamente dita.
Na tramitação administrativa, o manuscrito submetido é verificado pela equipe editorial quanto ao atendimento às normas.
- Em caso negativo, o material é devolvido para os autores para as adequações e a submissão não é completada.
- Em caso afirmativo, o manuscrito passa para avaliação para os editores científicos, e inicia-se um processo de análise, para verificação se o manuscrito atende ao escopo da revista e se atende minimamente aos requisitos de uma produção científica. Em caso negativo para um desses itens, o manuscrito é recusado sumariamente.
- Caso seja julgado em conformidade, os editores científicos delegam a avaliação do manuscrito por avaliadores ad hoc para emitirem parecer.
- O parecer com base na avaliação pode ser: 1- aceito; 2- requer revisões e 3- recusado. Os pareceres emitidos pelos avaliadores são apreciados pelos Editores Chefes, e um parecer final é enviado aos autores. O parecer “requer revisões” são considerados pelos editores, os quais entram em contato com os autores, para que as devidas providências sejam tomadas, no prazo determinado por estes.
- Havendo divergências de pareceres em qualquer instância, um novo avaliador é designado para emitir parecer.
A HERE segue as orientações do Code of Conduct and Best Practice Guidelines for Journal Editors do Committee on Publication Ethics (COPE) para tomar conduta editorial em caso de plágio verificado (http://publicationethics.org/).