Preparo de Manuscritos

Prezados autores(as), a HERE adota as orientações das Normas de Vancouver.

Estas normas estão disponíveis na URL: http://www.icmje.org/index.html.

O corpo editorial da História da Enfermagem: Revista Eletrônica – HERE se empenha em publicar artigos com alta qualidade científica e apresentação primorosa.

Os autores e revisores são corresponsáveis nesse processo, então solicitamos sua especial atenção para a formatação do manuscrito, antes de enviá-lo à revista. Em caso de não conformidade os manuscritos serão devolvidos para adequação, e o processo de submissão não será efetivado.

Aspectos gerais da formatação

Editor de Textos – MS Word

Margens: 2,0 cm em todas as bordas

Espacejamento entre linhas: 1,5 (exceto para citações diretas com mais de 3 linhas, falas, e referências, que passa a 1,0)

Recuo do parágrafo: 1,25 cm (exceto para citações diretas com mais de 3 linhas e falas, em que passa a 3,0 cm)

Fonte – no texto em geral utilizar fonte calibri 12; em citações diretas com mais de 3 linhas e falas  usar fonte calibri 10 e nas referências usar fonte calibri 11

Número de páginas: o manuscrito deve conter numeração de páginas, limitado de acordo com a respectiva categoria (artigo original, revisão da literatura, reflexão, fac símile, resenha, carta ao editor,)

Detalhamento da preparação dos arquivos:

Os manuscritos devem ser preparados em dois arquivos, um deles com os dados de identificação dos autores (página de título), o outro arquivo sem qualquer tipo de identificação, conforme as instruções a seguir.

  • DOCUMENTO COM PÁGINA DE TÍTULO (tittle page)

Este arquivo contém o título do artigo e os metadados

Título em português, inglês ou espanhol (dependendo da língua materna dos autores): fonte calibri 12, negrito, espaço 1,5, alinhamento centralizado – apenas a letra inicial em maiúscula. Deve ser claro, conciso e chamativo. Evitar o uso de abreviações no título.

Nome dos Autores e vínculo institucional: o nome dos autores deve estar em negrito, fonte calibri 12, apenas a primeira letra do nome é maiúscula. Os nomes devem vir em sequência, segundo a ordem de autoria e separado por vírgulas. Inserir sobrescrito números romanos ( I, II, III, IV, …) para a indicação informações sobre o vínculo institucional. O vínculo institucional deve ser declarado iniciando pela maior instância.  Deve constar o nome da cidade, estado e país onde se localiza a instituição.

Autor – nome e sobrenomeI, Autor – nome e sobrenomeII

I Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação. São Paulo, SP, Brasil.

II Universidade Estadual do Ceará, Departamento de Estatística, Fortaleza, CE, Brasil.

Nome do autor correspondente – Informar nome do autor correspondente, fonte calibri 12, sem negrito, e o E-mail de contato.

Autor correspondente:

Julia Xxxxx Pwwwww

Endereço institucional completo, incluindo CEP

E-mail: rxxta.sao@gmail.com

  • DOCUMENTO PRINCIPAL

Este arquivo consta do manuscrito completo, sem identificação dos autores. Sua preparação é especificada a seguir.

Título: fonte calibri 12, negrito, espaço 1,5, alinhamento centralizado – apenas a letra inicial em maiúscula. Deve ser claro, conciso e chamativo. Evitar o uso de abreviações no título.

Resumo em português ou inglês ou espanhol (dependendo da língua nativa dos autores): de 100 a 200 palavras, fonte calibri 11, espaçamento 1,0. Evitar uso de abreviações no resumo.

Descritores – nos três idiomas: português, inglês e espanhol – 3 a 5 termos ou expressões entre os Descritores de Ciências da Saúde – DeCS (http://decs.bvs.br/); separados por ponto e vírgula; apenas a primeira letra é maiúscula. Espaçamento 1,0.

ATENÇÃO: Em caso de aprovação do manuscrito para publicação na HERE, os autores devem providenciar a tradução do título e resumo, em uma das empresas credenciadas pela revista, em um prazo de até cinco dias após o comunicado do aceite, para as duas outras línguas além daquela usada na submissão (português, inglês, espanhol). Esse procedimento é obrigatório e as despesas são responsabilidade dos autores, sem ônus para a revista.

Corpo do texto do manuscrito

No corpo do texto em geral deve ser usada a fonte calibri, tamanho 12, espaço 1,5 (com alterações em alguns itens, ver instruções e normas completas) 

Manuscritos preparados para as categorias artigo original e revisão da literatura devem ser estruturados contendo as seções: Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão (ou Considerações Finais, Agradecimentos (se houver), Financiamento (se houver), Referências (normas estilo Vancouver).  Os títulos das seções devem ser formatados em fonte calibri tamanho 12, com alinhamento à esquerda, sem parágrafo, apenas a primeira letra em maiúsculo.

Demais categorias devem adotar seções de acordo com o estilo do autor, mas a formatação dos títulos das seções é a mesma.

Citações

Citações de referências – devem ser indicadas de forma consecutiva de acordo com a ordem em que foram mencionadas pela primeira vez. Identificar as referências no texto usando números sobrescritos, entre parênteses, tal como em: saúde(1).  Atenção para a sequência da numeração, outro ponto importante: conferir se todas as citações constam das referências no final do manuscrito.

Quando as citações oriundas de dois ou mais autores estiverem apresentadas de forma sequencial na referência (1, 2, 3, 4, 5), deverão estar em sobrescrito separados por um hífen.

Exemplo:

Alguns estudos contemporâneos confirmam este estado de coisas e mostram a sua continuidade até os dias de hoje: pertencer a uma profissão é pertencer a uma classe social com um lugar determinado na hierarquia dos poderes reguladores da sociedade(2-3).

Citações de trechos de falas – usar fonte calibri 10 itálico e espaço 1,0, recuo margem esquerda 3,0 e com espaçamento de 6 pontos antes e depois da fala. A fonte da fala é identificada entre parênteses, sem itálico.

Exemplo

Os pesquisadores devem identificar questões socialmente relevantes e buscar compreender a realidade utilizando os métodos pertinentes, com rigor, e interpretar os resultados com base no conhecimento disponível e nas argumentações lógicas que ele é capaz de produzir. (Professor 1)

Citações de transcrições diretas – em caso de a extensão do material ser menor que 3 linhas, deve-se seguir o padrão do texto normal, entre aspas. Em caso de a extensão da transcrição ser igual ou maior que 3 linhas, usar a letra sem itálico, tamanho 10, espaço 1,0, recuo da margem de 3,0. Deve constar a referência de onde a transcrição foi retirada. Não é preciso indicar a página, em conformidade com as normas estilo Vancouver.  

Notas de Rodapé: deverão ser indicadas por letras minúsculas, em ordem alfabética, e restritas ao mínimo indispensável.

Tabelas, quadros e figuras (fotografias, desenhos, gráficos, fluxogramas, etc)

Podem ser em preto e branco ou colorido. Devem ser numeradas consecutivamente com algarismos arábicos, na ordem em que foram citadas no texto Ex: Tabela 1, Figura 1.

São permitidas até cinco no conjunto. Tabelas devem atender as normas do IBGE http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv23907.pdf .

A formatação do título segue o padrão do texto: fonte calibri 12, espaço 1,5. Imagens – devem estar em arquivos JPEG, TIF ou PNG, com resolução de no mínimo 300 pixels.

Para ilustrações extraídas de outros trabalhos, previamente publicados, os autores devem providenciar a respectiva permissão e indicar a Fonte, no rodapé da ilustração.

Abreviaturas e símbolos: Utilize somente abreviações padronizadas. Ao longo do texto, os termos por extenso aos quais as abreviações correspondem devem preceder sua primeira utilização no texto, a menos que sejam unidades de medidas padronizadas.

Agradecimentos (se houver): devem referir-se à colaboração de pessoas ou instituições para a realização da pesquisa (não incluir aqui agradecimento por financiamento)

Financiamento (se houver): Especificação de fontes de financiamento da pesquisa, indicar o edital.

Referências – em Estilo Vancouver (www.icmje.org), fonte calibri 12 espaço 1,5 com alinhamento justificado. Devem ser retirados os hiperlinks.

Os títulos das revistas utilizadas nas referências devem ser abreviados segundo padronização constante na NLM Catalog: Journals referenced in the NCBI Databases (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/nlmcatalog/journals) e na BVS (http://portal.revistas.bvs.br/). As revistas estão atualizando as abreviações, em atendimento às tendências internacionais, assim, em caso de dúvida sobre a abreviação, deve ser consultado o site da revista.

Quando uma referência estiver disponível em português e inglês, citar a versão em inglês. Para obras extraídas da internet, colocar a data de acesso. 

Exemplo

  1. Mendes ALTM, Aperibense PGGS, Almeida Filho AJ, Peres MAA. Nursing master’s program at Anna Nery School 1972-1975: singularities of graduating and challenges in its implementation. Esc Anna Nery [Internet] 2015 [cited 2015 Apr 22];19(1):11-7. Available from: http://www.scielo.br/pdf/ean/v19n1/en_1414-8145-ean-19-01-0011.pdf

A exatidão das referências é de responsabilidade dos autores. Alguns exemplos foram preparados para facilitar a elaboração das referências. Isso é apenas uma estratégia auxiliar e não isenta os autores de consultarem as normas na fonte original (www.icmje.org).

Exemplos:

Capítulo de livro
Almeida MCP. Pesquisar é preciso. In: Silva JÁ, Santos RC, organizadores. Cientistas de Ribeirão Preto. 1 ed. Ribeirão Preto: FUNPEC; 2007. p. 195-197.

Teses, dissertações e monografias
Borenstein MS. O cotidiano da enfermagem no Hospital de Caridade de Florianópolis, no período de 1953-168 [tese]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 2000.

Trabalhos de congressos e de seminários: anais, livros de resumos
Barreira IA, Batista SS. Nexos entre a pesquisa em história da enfermagem e o processo de cientificação da profissão. ln: Anais do 51°. Congresso Brasileiro de Enfermagem; 1999 out 2-7; Florianópolis (SC), Brasil. Florianópolis: ABEn; 2000. p. 295-311.

Artigos de periódicos
Artigo Padrão
Ferro RC, Lourenço LHSC, Almeida Filho AJ. Panorama das políticas públicas no setor saúde e enfermagem na década de 1980. Esc Anna Nery Rev Enferm.2006 dez;10(3):487-94.

Com mais de seis autores
Lima SBS, Prochnow AG, Cervo AS, Denardi JM, Urbanetto JS, Carmo MLC et al. Memória da enfermagem do hospital universitário de Santa Maria – RS. Texto Contexto Enferm. 2005;14(4):557-566.

Versões em mais de uma língua

Quando uma referência estiver publicada em português e inglês, citar a versão em inglês.

Monteiro EA, Mazin SC, Dantas RAS. The Informal Caregiver Burden Assessment Questionnaire: validation for Brazil. Rev Bras Enferm. 2015;68(3):364-70.

Instituição como autor
Center for Disease Control. Protection against viral hepatitis. Recomendations of the immunization. Practices Advisory Committee. MMWR 1990;39(RR-21): 1-27.

Material eletrônico
Artigo de revista em formato eletrônico
Barbosa TSC, Baptista SS. Movimento de expansão dos cursos superiores de enfermagem na região centro-oeste do Brasil: uma perspectiva histórica. Rev Eletr Enf [Online]. 2008; 10(4) 945-56. Disponível em: http://www.fen.ufg.br/revista/v10/n4/v10n4a07.htm

Matéria publicada em site Web

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo 2002. Rio de Janeiro; 2002. [citado em: 12 jun 2006]. Disponível em: http://www.ibge.gov.br