Tipos de Artigos

A História da Enfermagem: Revista Eletrônica (HERE) recebe submissões de manuscritos nos idiomas nativos dos autores, em Português, Inglês e Espanhol. As categorias de artigos são: artigo original, revisão da literatura, reflexão, biografia, resenha, carta ao editor e fac-símile. Podem ser convidadas personalidades para entrevista.

Categorias de artigos 

Artigo original

Pesquisas originais e inéditas, desenvolvidas por meio da aplicação de métodos científicos de investigação. A criatividade e o estilo dos autores no formato do manuscrito serão respeitados, no entanto o conteúdo deve ser apresentado de forma a contemplar as seções de Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Conclusões ou Considerações finais. A introdução deve ser breve, evidenciar o tema de estudo, os principais conceitos envolvidos, o estado da arte, as lacunas do conhecimento, definir claramente o problema a ser estudado e sua implicação para o avanço na área de História da Enfermagem, Saúde e Educação.  Os métodos empregados, a população estudada, a fonte de dados e os critérios de seleção, entre outros, devem ser descritos de forma compreensiva e completa. Pesquisas envolvendo seres humanos devem informar no texto do manuscrito o número do protocolo de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa e que a pesquisa foi conduzida de acordo com os padrões éticos exigidos. Os resultados devem ser descritos emsequência lógica e devem relacionar-se com os objetivos propostos. Quando forem apresentadas tabelas, quadros e figuras, devem ser seguidas as normas de apresentação Tabular do IBGE (http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv23907.pdf). O texto deve ser complementar e não repetir o conteúdo contido nos mesmos. A discussão, que pode ser redigida juntamente com os resultados, deve conter comparação dos resultados com a literatura, a interpretação dos autores, as implicações dos achados, as limitações e implicações para pesquisa futura. Enfatizar os aspectos novos e importantes do estudo e as conclusões que surgem destes. Sua extensão limita-se a 20 páginas.

Revisão da literatura

Compreende avaliação crítica e síntese da literatura sobre temas relevantes e relacionados ao escopo da revista. A introdução deve evidenciar o “estado da arte” do tema e as lacunas do conhecimento, apresentando claramenteo problema a ser estudadoe a importância da pesquisa. Na seção Métodos deve ser incluída o tipo de revisão (compreensiva, integrativa, sistemática), o referencial metodológico, além da descrição as estratégias utilizadas para localizar, selecionar, extrair e sintetizar os dados. Deve ainda constar o fluxograma de busca, seleção, exclusões e inclusões. Na seção Resultados deve ser apresentado um quadro com as referências incluídas no processo de revisão. Na discussão devem ser apontadas a análise crítica e a síntese do conhecimento produzido, além da contribuiçãoe implicações do estudo. Na conclusão deve ser apresentada a resposta aos objetivos propostos. Sua extensão limita-se a 15 páginas.

Reflexão

Texto de caráter analítico ou análise reflexiva de questões que possam contribuir para o aprofundamento de temas relacionados à área da história da enfermagem, saúde e educação. Sua extensão limita-se a 15 páginas. 

Biografia: constitui-se na história de vida de pessoa que tenha contribuído com a Enfermagem ou áreas afins. Deve conter na Introdução a relevância da produção da biografia e evidenciar o processo de coleta de dados que permitiu a construção biográfica. As demais seções são Desenvolvimento e Conclusão. Sua extensão limita-se a 10 páginas.
Resenha: espaço destinado à síntese ou análise interpretativa de obras recentemente publicadas, limitando-se a 04 páginas. Deve apresentar referência conforme o estilo “Vancouver”, da obra analisada.
Fac-símile: composto de duas partes assim constituídas – a apresentação (01) e o fac-símile propriamente dito. O fac-símile é um espaço para socialização de fontes históricas que contribuíram e ainda contribuem para uma melhor compreensão de vários aspectos observados na nossa sociedade, com diferentes reflexos nos dias atuais. Sua extensão limita-se a 15 páginas.

Entrevista: espaço destinado à entrevista de autoridades, especialistas ou pesquisadores, a convite do Conselho Diretor da HERE. Sua extensão limita-se a 05 páginas.

Carta ao editor: correspondência dirigida ao editor sobre manuscrito publicado na Revista. Sua extensão limita-se a 02 páginas.